Você é bom em perceber as coisas?

Testes e Enquetes

Um teste de percepção e atenção. Aliás, não existe percepção sem foco. Mas, desta vez, vou dificultar um pouco as coisas e não vou dar nenhuma pista de início. Hum! Acabei dando a dica…

Uma das características que envolve a percepção é o referencial. Na verdade, perceber é um exercício que consiste em associar as informações justapostas e interpretar algo coerente a partir da reunião das partes. E, lógico, isso depende da experiência, do arquivo prévio de memórias mentais.

Para os mais atentos, só o fato do título interrogar sobre a capacidade de percepção do leitor, seus olhos já se voltarão para algum desafio ao longo do texto. E… ops! Uma imagem para avaliar…


Grandes referenciais perceptivos: gravidade, luz e sombra

De acordo com as leis que governam as nossas memórias, você já deve ter tido uma experiência em relação ao conceito de janela, de gravidade, de sombra e luz e por aí vai. Repare: os cadarços estão caindo para a “esquerda”, a sombra está sendo gerada por uma suposta luz à direita, ao ar livre, e de dia. Se é para pensar, o esperado é que ela estivesse embaixo, já que a fonte luminosa mais comum nessas condições (a qual estamos acostumados) é o sol, no alto. Janela no chão? Incomum…

Se ninguém chama a sua atenção para um problema de coerência em um conjunto de informações, você passa despercebido por muitas coisas no seu dia. Geralmente, você nem se dá conta. Em outras palavras: sem atenção, você se engana ou é enganado a todo momento e produz muitos erros de interpretação. Alguns deles podem ficar restritos ao subconsciente e não repercutir em nada, mas outros podem até lhe causar problemas eventualmente sérios, como notas ruins, acidentes, discussões em relacionamentos, demissões…

Conhece o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”? Neste caso, a pressa é, também, inimiga da percepção.

Resposta: A imagem está “rodada”. O correto seria se ela estivesse girada 90º para a esquerda.

(Autor: Leonardo Faria)

(Fonte: meucerebro)

*Texto publicado com autorização da administração da página original.

O post Você é bom em perceber as coisas? apareceu primeiro em Fãs da Psicanálise.


Compartilhamos conteúdo de uma grande variedade de fontes. Se você não deseja ter seu conteúdo compartilhado aqui, por favor entre em contato conosco. Gratidão.

Back To Top